Depressão: Como ajudar?

Conheces alguém que está com depressão e não sabes o que fazer para ajudar?


O 1° passo é pesquisares sobre esta doença, e entenderes que o teu apoio não pode nem deve substituir a ajuda profissional! Ambos são extremamente importantes para a pessoa superar esta condição.
Também é importante saberes que o melhor que podes fazer pela pessoa é estares presente, seja a ouvires ela a falar ou simplesmente a fazeres companhia. Relembra-a que ela é importante para ti e que estás ali para a ajudares a que recupere e se sinta melhor.
Podes também ir ligando para saber como a pessoa está, convidar para ir lanchar ou ao cinema...

O 2° passo é não julgares nem criticares! Tudo o que é dito pode ter um grande impacto na pessoa que sofre de depressão, mesmo que seja dito com a melhor das intenções, a pessoa pode não encarar isso da mesma maneira. Coisas do género "há pessoas que estão pior do que tu" ou "vê as coisas pelo lado positivo" devem ser evitadas! Isso pode levar a pessoa a pensar que está assim porque quer, o que não é verdade. Depressão não é uma fase e a pessoa não vai melhorar só por vontade própria.

O 3° passo é não minimizar/desprezar a dor da pessoa! Uma pessoa que sofre de depressão carrega uma dor muito grande com ela, e isso impossibilita que ela veja algum tipo de saída ou melhoria. "Não és só tu que tens problemas", frases deste tipo invalidam a dor que a pessoa está a sentir, fazendo-a sentir que ela tem alguma fraqueza, que falhou em algo.

O 4° passo é evitar dar conselhos! Muitas vezes é esse o nosso instinto, dizer à pessoa para tentar isto ou aquilo... Mas há que ter em mente que somos todos diferentes, todos nós sentimos e lidamos com as coisas de maneira diferente. E para uma pessoa que sofre de depressão a visão dela própria, dos outros e do mundo em geral altera-se. Este é um dos sintomas da depressão, de modo que os conselhos nem sempre são vistos com bons modos. Ao invés, pergunta o que podes fazer para a ajudar a sentir-se melhor, isso fará com que a pessoa fique mais disponível para receber ajuda e se  sinta menos ofendida e incapacitada.

O 5° passo é não fazer comparações! Mesmo que tu tenhas também passado por uma depressão, lembra-te que todos nós sentimos as coisas de maneira diferente, logo, dizeres à pessoa que sabes como ela se sente não a vai ajudar. Podes falar da tua dor, do que passaste, mas sempre respeitando a dor da outra pessoa.

O 6° passo é muito importante: ser paciente! Uma depressão não se supera em uma semana ou duas, é um processo muito delicado que leva o seu tempo. Não é fácil, mas também não é impossível. Assegura à pessoa que não importa quanto tempo demore, ou quão difícil posss ser, tu vais estar sempre lá para ela. Muitas vezes vais-te sentir numa corda bamba, mas lembra-te que só o facto de estares presente, mesmo que não digas nada, já é uma grande ajuda!

Uma pessoa num estado deprimido tem a sua vontade paralisada, e iniciar algo novo ou até mesmo voltar a fazer algo que já fazia antes pode ser muito complicado, muito exigente. Só o facto de se pensar que se tem de fazer aquilo pode ser exaustivo, pois quando se está em depressão as coisas que mais ajudam podem ser as mais difíceis e até mesmo dolorosas de se fazer. Mas ser difícil é muito diferente de ser impossível! 


Isto são algumas coisas que se podem fazer para ajudar alguém querido a superar com uma depressão. Se tu que estás a ler isto estás a passar por uma depressão, se sentires que está a piorar ou que já piorou, procura ajuda profissional. Precisar de ajuda médica no tratamento da depressão não significa que tu és fraco(a) ou que és pior que os outros, muito pelo contrário! Às vezes o pensamento negativo causado pela depressão pode fazer com que tu sintas que não vale a pena, que não existe nada nem ninguém que te possa ajudar e que tu irás ser/estar sempre assim. Mas isso não é verdade, a depressão pode ser tratada e tu podes voltar a sentir-te melhor! Lembra-te que não estás sozinho(a), mesmo que por vezes te sintas assim... ❤


Comentários

Mensagens populares